Hospedagem de Sites O Que é e Como Funciona

Qual o funcionamento de uma Hospedagem de Sites | O Que é e Como Funciona?

Hospedagem de Sites - O Que é e Como Funciona

 

Hospedagem de Sites O Que é e Como Funciona? Bem para que um site possa ser visualizado na internet, ele precisa estar hospedado em algum lugar, que neste caso chamamos de servidor de hospedagem.

Um servidor na verdade é um computador, igual ao que temos em casa, seu diferencial é que nele é instalado softwares e hardwares que os capacitam e os tornam especializados em armazenar arquivos e estes poderão ser acessados por outros computadores, são denominados; Hospedagem de Sites e como funciona?

Neste caso, o termo hospedagem de site geralmente está relacionado a um servidor que armazena e disponibiliza arquivos na internet.

Um site é um conjunto destes arquivos que podem ser baixado e lido por programas softwares especializados, chamados de navegadores ou browsers. Se os arquivos que compõem um site estiverem armazenados em determinado servidor, diremos que ele está hospedado neste determinado servidor. Possibilitando configurar qualquer computador para tornar-se um servidor e assim publicar um site na internet, porém para que isso seja possível precisaríamos de um certo conhecimento a respeito para fazer isso.

Por esse motivo foram criadas as empresas de Hospedagem de Sites na internet. Essas empresas mantêm diversos computadores e assim podem criar diversos servidores ou data centers. Tratam-se de um espaço especializados em manter centenas ou até milhares de servidores em funcionamento simultâneos, garantindo a segurança dos dados e disponibilidade de sites em tempo integral.

Quanto aos recursos de uma Hospedagem de Sites

Hospedagem de Sites O Que é e Como Funciona

 

Geralmente uma hospedagem possui diversos recursos, que podem variar conforme os tipos de hospedagem e os planos oferecidos pelas empresas de hospedagens. Irei mencionar neste artigo os principais recursos que devemos analisar quando formos contratar uma hospedagem para o nosso site. Devemos conferir: espaço em disco, transferência de dados (Banda), domínios e e-mails.

O espaço em disco é a quantidade de espaço que um site poderá utilizar no servidor e é medido em Megabytes (MB) ou Gigabytes (GB). Algumas hospedagens oferecem espaços limitados, enquanto outras oferecem espaços ilimitados. O mais importante ao analisar um plano é entender que:

Se o espaço será suficiente para armazenar os arquivos do nosso site.
Se neste espaço oferecido está incluído também o espaço para os e-mails, pois estes geralmente usam muito espaço. Hospedagem de sites

As melhores empresas de hospedagens de sites costumam oferecer muito espaço em disco, mesmo em planos alguns mais baratos. Devemos ficar atentos, no entanto, pois algumas empresas pequenas ou que oferecem hospedagem grátis geralmente limitam estes recursos.

Também é importante salientar que não existe hospedagem ilimitada, como costuma parecer. Quando uma certa empresa oferece uma hospedagem com espaço em disco ilimitado, na verdade está informando que não há um espaço pré definido de armazenamento para o seu site, mas não quer dizer que teremos espaço realmente infinito. A propósito, a maioria das empresas não nos permite a utilizar a nossa hospedagem para hospedar arquivos que não sejam somente itens relacionados ao nosso site.

Esta regra geralmente se aplica principalmente à hospedagens compartilhada. Em servidores Dedicados e VPS o espaço em disco é sempre pré definido, pois estes são exclusivos para cada cliente, enquanto nas hospedagens compartilhadas, são hospedados centenas de sites que dividem os mesmos recursos. Hospedagem de sites

Largura de banda ou (tráfego)

Hospedagem de sites

 

Quanto a transferência ou tráfego diz respeito à quantidade de dados que serão transferidos a cada visualização de nosso site, diário e mensal. Isso porque cada vez que alguém acessar o nosso site, faz download dos arquivos de nosso site no seu navegador. Quando nós fazemos upload de imagens, vídeos ou qualquer conteúdo para o nosso site, também estamos usando este recurso.

Assim como acontece com o espaço em disco, a transferência de dados por sua vezes também é ilimitada. Neste caso, devemos nos lembrar que nada é infinito e que certamente há alguma limitação imposta pela empresa de hospedagem. Outra questão aqui é o número de acessos simultâneos ao nosso site.

Sites pequenos geralmente não costumam ter problemas, mas assim nosso site começar a ter um tráfego crescente ou picos de tráfego, devemos considerar contratar um plano de hospedagem maior com mais recursos, ou um plano DEDICADO ou VPS, para que o nosso site não venha a ter problemas como sair do ar num momento mais importante.

E quanto ao número de domínios

Domínio é o endereço eletrônico do nosso site, assim como o número de telefone ou celular, assim cada site também tem um número que aqui nesse caso é um nome, como por exemplo: www.meusite.com.br. Existem planos de hospedagem que permitem apenas um domínio, outras oferecem domínios ilimitados.

Se você possui apenas um site, poderá contratar um plano com apenas um domínio, que geralmente costuma custar mais barato, mas se tiver vários domínios, então vale a pena contratar planos com domínios ilimitados, pois no total ele sairá mais barato do que contratar separadamente. Um plano de hospedagem que oferece a inclusão de vários domínios, permite que você hospede vários sites no mesmo plano de hospedagem.

Quanto a domínios estacionados apontando para o domínio principal (exemplo: meusite.com redirecionando para meusite.com.br), é comum que seja permitido e que não venha contabilizar no limite de domínios, mas precisa confirmar.

Contas de e-mail

Quando você registrar um domínio, geralmente tem direito à criar contas de e-mail neste domínio. Ou seja, se você registrou o domínio (meuite.com.br), você poderá criar 1 ou vários e-mails neste domínio, como por exemplo (contato@meusite.com.br).

Ao contratar um serviço de hospedagem, a empresa irá lhe oferecer as ferramentas necessárias para você poder criar suas contas de e-mails que deseja utilizar. Quanto ao acesso às novas contas de e-mails poderá ser realizado através de cliente de e-mails, como o Outlook, Thunderbird ou até mesmo de seu celular. Geralmente as empresas oferecem acesso através de um webmail, que é um programa que poderá ser acessado pela internet. O tipo de webmail oferecido varia de cada empresa, que pode utilizar um programa proprietário ou de terceiros.

O e-mail geralmente é oferecido gratuitamente pelas empresas de hospedagem, algumas empresas vendem como um item opcional, através de parcerias como Microsoft Outlook e Google Apps. Ter o e-mail incluído na hospedagem é uma grande economia, ainda se forem muitos endereços de e-mail, já que algumas cobram por usuários.

Ao analisar um plano, verifique dois itens em relação a e-mails: número de contas permitidas e principalmente a capacidade de armazenamento. Você precisa se certificar que poderá criar quantos e-mails precisa e, principalmente, que terá espaço suficientes para armazenar seus e-mails ao longo do tempo. Se pretende utilizar muitos e-mails, considere um serviço profissional como o Google Apps ou Microsoft Outlook.Assinatura

 

Vormaro

Viver a vida como ela é! Aceitar as diferenças é compartilhar as maravilhas que a vida nos proporciona, estender a mão aos que precisam e aceitar a ajuda quando precisamos, viver em comunhão uns com os outros, tornando assim a vida ainda mais bela e admirável!
Porque ficar somente olhando quando podemos fazer parte dos que constroem oportunidades a todos, sem restrições de raça, credo ou posições sociais.
“Ajudar aos outros é amontoar conhecimentos e oportunidades a si mesmo”

Website: https://vormaro.com/

1 Comentário

  1. Pingback: Como Criar Link De Rede Social No Seu Canal Do Youtube | Parte 4

Deixe seu comentário