Saúde

Mantendo Seu Corpo Em Forma Através Da Alimentação Adequada

Mantendo Seu Corpo Em Forma Através Da Alimentação Adequada – Se você está se sentindo lento ou acha que está sempre cheio e que a comida se instalou em seu estômago e não foi bem digerida.

Se você acha que é gordo e precisa perder peso. E se você acha que ingeriu conservantes e aditivos além do permitido pelo seu corpo e o fígado começa a mostrar sintomas de cansaço, é hora de começar um programa Detox.

Monografia

Detox ou desintoxicação é o processo de neutralizar ou eliminar toxinas do corpo. Planos detox podem ser de diferentes tipos e formas – de exercícios regulares a esfoliações corporais, massagens no spa, ioga e meditação. Mas o mais simples e mais comum talvez seja seguir uma dieta detox.

Uma dieta detox é um programa que minimiza as substâncias químicas ingeridas pelo corpo, ao optar por alimentos orgânicos. Essa dieta prioriza alimentos como vitaminas e antioxidantes que o corpo precisa para a desintoxicação. Também envolve a ingestão de alimentos que ajudarão na eliminação de toxinas como alimentos ricos em fibras e água.

Mantendo Seu Corpo Em Forma Através Da Alimentação Adequada

Geralmente, sugere-se uma grande ingestão de vegetais frescos, frutas, grãos, frutos e muitos líquidos, reduzindo, ao mesmo tempo, a cafeína, álcool, fermento e açúcares.

Por que optar por uma dieta detox? Se você é um frequentador regular de cadeias de fast food, provavelmente já ingeriu muitos produtos químicos lipossolúveis contidos nas batatas fritas, cheeseburgers e refrigerantes consumidos.

Uma “sobrecarga” dessas substâncias químicas no corpo pode levar a doenças e problemas como maus funcionamento do fígado, problemas renais, desequilíbrio hormonal, deficiências nutricionais e metabolismo ineficiente. Os sintomas mais comuns dessas doenças são fadiga habitual, pele em mau estado e baixa tolerância à dor.

Através de uma dieta detox, as pessoas adquirem mais energia, pele mais limpa e saudável, movimento intestinal regular, melhor metabolismo e digestão, concentração mais apurada. Geralmente, isso significa melhor saúde e bem-estar.

Uma alerta… embora qualquer um possa fazer uma dieta detox, mulheres grávidas ou amamentando são alertadas a não seguirem esses programas, pois precisam dos nutrientes necessários para amamentar.

Se recomendado por um médico, pessoas com anemia, distúrbios alimentares, doenças cardíacas, baixa imunidade, pressão arterial baixa, úlceras, câncer, abaixo do peso ou dependentes de álcool ou drogas devem experimentar uma dieta detox. Esses programas de dieta detox também devem ser adequadamente planejados com um médico e um nutricionista.

Outras Coisas Que Você Precisa Saber

Efeitos colaterais podem ocorrer nos primeiros dias após o início da dieta detox. Pode haver dor de cabeça e uma sensação generalizada de fraqueza à medida que o corpo se adapta à mudança no consumo de alimentos. Por isso, recomenda-se que você comece seu plano de dieta gradualmente ou às sextas-feiras, quando você não estará fazendo muita atividade física ou precisando de muita energia.

Outros podem ter diarreia à medida que o corpo elimina as toxinas, por isso tome cuidado para não ficar desidratado. Beba muita água.

Saiba que esses programas de dieta detox não devem ser feitos por um longo tempo. Normalmente, recomenda-se que sejam feitos pelo menos de uma a duas vezes por ano e devem ser realizados durante os meses de temperatura mais alta.

Se você está pensando em começar, consulte um médico ou nutricionista. Leia sobre dietas detox e procure orientação de especialistas. Lembre-se: o excesso é ruim. Afinal, você está fazendo isso para melhorar sua saúde, não para estragá-la!

Detox-Corporal – A Maneira Fácil e a Maneira Natural

Você pode se perguntar às vezes por que seu corpo parece estar pesado e você se sente letárgico, porém você não está doente. Você está mais do que disposto a ser dinâmico, mas seu corpo não responde à altura.

Para resolver o problema, você decide comer muito, tomar xícaras de café e fumar, achando que ficará mais energético depois disso.

Por um tempo, você se sente bem e ativo. Sem saber, porém, você está acumulando toxinas em seu corpo. Com este cenário acontecendo mais e mais, você poderá precisar de uma desintoxicação.

Como nosso mundo atual é sempre dinâmico, queremos que nossos corpos estejam constantemente ativos para que possamos continuar com nossos estilos de vida acelerados. Portanto, recorremos a estimulantes corporais como café, cigarros, pílulas dietéticas, manipulados e muito mais, pensando que eles ajudarão a manter nosso corpo ativo o tempo todo, mas na verdade fazem o contrário.

Esses estimulantes causam perda imediata de energia e sintomas emocionais, como dores de cabeça, indisposição e depressão.

Eles também são considerados toxinas no corpo.

O que são toxinas? As toxinas são agentes capazes de causar danos ao corpo. Existem dois tipos de toxinas, as toxinas Exógenas ou externas e as toxinas Endógenas ou internas. As toxinas Exógenas vêm de fontes externas como fumaça de carros, fumaça do tabaco, drogas, poluição industrial etc. Por outro lado, as toxinas endógenas vêm de infecções virais ou bacterianas. Devido ao metabolismo, o corpo cria suas próprias toxinas, chamadas toxinas Autógenas.

Essas substâncias nocivas são eliminadas pelo organismo em um processo chamado desintoxicação. A desintoxicação é a remoção de produtos tóxicos do intestino, sangue, fígado e rins, incluindo a grande quantidade de substâncias tóxicas armazenadas na gordura corporal, a fim de tratar doenças crônicas, como o câncer.

A maneira mais fácil de desintoxicar o corpo é fazendo detox-corporal através de uma dieta natural. Para desintoxicar o corpo naturalmente é necessário mudar a alimentação, passando de uma dieta pobre a uma saudável. Uma dieta saudável inclui ingestão de alimentos crus, particularmente frutas e vegetais.

De forma natural, o corpo se desintoxica o dia todo.

O pico de desintoxicação ocorre quando o corpo está descansado durante o sono até o meio dia. Esta é uma forma de o corpo eliminar as toxinas adquiridas a partir da poluição, estimulantes e nutrientes.

Mesmo para pessoas muito ocupadas, é possível substituir estimulantes por uma dieta natural, a fim de conquistar um corpo saudável e ativo. Os estimulantes mais comumente ingeridos são açúcar branco refinado, café, pílulas dietéticas, cigarros e carne vermelha.

O açúcar tem um efeito estimulante.

Por isso, nos sentimos revigorados quando consumimos bebidas do tipo cola. O que não sabemos é que o açúcar branco refinado tem efeitos prejudiciais ao corpo. Exemplos de produtos que contêm açúcar branco refinado são refrigerantes de cola e ketchup.

É aconselhável reduzir seu consumo utilizando açúcares do tipo mascavo como o açúcar de cana, que é natural. Extratos de frutas também proporcionam o mesmo efeito que o açúcar branco refinado.

Os trabalhadores do turno da noite recorrem ao café para mantê-los acordados. O chá verde japonês ou chinês é um substituto natural do café e possui um efeito desintoxicante. O chá verde japonês ou chinês proporciona o mesmo efeito porque também contém cafeína, mas não contém substâncias que irritam o estômago.

Pílulas dietéticas também são estimulantes para manter o corpo ativo.

Sua ingestão pode ser observada entre atletas, principalmente durante o período de competições, uma vez que proporcionam mais energia. Elas são consumidas ainda que causem efeito tóxico ao corpo. Em vez disso, atletas devem ingerir frutas, devido a seus efeitos desintoxicantes naturais.

Para os fumantes de cigarros que acham que fumar estimula a mente a pensar, é preciso pensar duas vezes, já que fumar causa câncer. Se eles ingerirem cenouras, desfrutarão do mesmo efeito de forma mais natural.

Para os amantes de carne vermelha que se sentem melhor e mais fortes após deleitar-se do referido alimento, é recomendável que pensem em cortá-lo. O peixe é um substituto melhor.

Agora entendemos por que nossos pais sempre nos lembravam de comer frutas e vegetais. Eles nos fornecem energia de maneiras mais naturais, além de nos manter em forma e saudáveis.

Obrigado por me acompanhar até aqui, assine meu blog para receber de primeira mão sempre que eu postar um novo artigo. Até o próximo episódio sobre Dieta Detox Perfeito.

 

   Artigo Anterior                                                                     Próximo Artigo   

 

…Você poderá gostar:

Não seja egoísta, Compartilhe:

Sobre o autor | Website

Entendo a diferença, agindo com igualdade, não importando o credo, raça ou sexo. O mundo seria bem mais agradável se todos se enxergassem sem diferenças, o grande, o pequeno, o idoso, o jovem e assim toda a diferença física e ou social não abalando a convivência entre todos. Sonho com este dia em que todos serão iguais sem distinção...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário...

Seja o primeiro a comentar!